Você é iniciante na musculação e gostaria de começar da forma correta? Confira nossas dicas, veja o que os iniciantes costumam fazer, aprenda com os erros de outras pessoas e acerte de primeira!

Treinar muito

Os iniciantes mal começam a fazer musculação e já querem ver os resultados em poucos dias. Pedem para o treinador elaborar um plano de aulas em todos os dias possíveis e já chegam querendo séries e repetições pesadas. Isso é um erro sério e pode provocar sérias lesões, além de aumentar o tempo para que os resultados apareçam.

Para início, o recomendado é treinar cinco vezes na semana, no máximo, e apenas uma vez ao dia. Jamais fique treinando por mais de duas horas, o ideal para iniciantes é de uma hora a uma hora e meia.

 

Não treinar todos os músculos

Normalmente se quer desenvolver mais uma parte do corpo, por isso se treina mais essa parte, pegando mais pesado com os exercícios nessa região. Isso é errado e deixa o corpo desproporcional.

Distribua os exercícios nos dias em que você treinar para trabalhar todos os grupos musculares. Não treine o mesmo grupo muscular mais do que duas vezes na semana. O repouso fará com que os músculos se recuperem e possam crescer sem lesões.

 

Alimentação incorreta

Muitas pessoas querem emagrecer, desenvolver músculos e massa magra, por isso treinam muito, mas não cuidam de sua alimentação. Comem porcarias, restringem ou evitam alimentos importantes e não bebem água em quantidade suficiente.

É necessário incluir nas refeições quantidades de carboidratos, proteínas e até um pouco de gordura magra. Tudo isso levará a uma alimentação saudável e ao ganho de massa muscular.

 

Ultrapassar seu limite

Por achar que atingirão mais rápido os resultados, muitos iniciantes pegam pesado, mais do que podem suportar, e ultrapassam o seu limite. Não faça isso, o que importa e faz a diferença é pegar o peso que você aguente e praticar o exercício de forma correta. Pegar mais peso do que o ideal resulta em lesões e os músculos não crescerão.

 

Não ter paciência

Isso é comum em quem começa academia achando que vai mudar seu corpo da noite para o dia. É preciso ter paciência, treinar da forma recomendada pelo treinador e não ultrapassar seu limite, sempre pausando pelo menos um dia na semana.

Aquelas pessoas com abdômen chapado, músculos definidos e corpo de dar inveja não nasceram assim, foi necessário muito treino, paciência e persistência. Um dia você chega lá, com acompanhamento de um bom profissional.

 

Mais peso, menos repetições

Isso é um erro que jamais deve ser cometido. Você precisa fazer mais repetições com menos peso, para o seu corpo se acostumar com a atividade e para você prestar atenção no movimento. Algumas séries com quinze repetições são perfeitas para o início.

 

Dormir pouco

Durma oito horas por noite, ou mais. Quando você está repousando seus músculos estão crescendo e você descansa corpo e mente para o início de um novo dia.