Para todos nós, os carboidratos são substâncias essenciais, afinal, são eles que nos fornecem energia para as atividades diárias. Porém, os atletas precisam mais ainda destas substâncias, já que seu treino é pesado e requer muita energia.
Os fisiculturistas comem muita batata doce porque é um alimento do bem, um carboidrato com baixo índice glicêmico e que libera esta energia aos poucos. Isto fornece combustível para as atividades diárias, os treinos e também auxilia no emagrecimento porque a pessoa se sente saciada por mais tempo.

A batata doce é muito nutritiva e enriquecida de vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, fósforo e potássio. Todos eles contribuem para um treino de qualidade, aumentando a energia e melhorando o desempenho do atleta ou fisiculturista.

Este alimento possui apenas 116 calorias por cem gramas. Associada ao frango, este tipo de batata aumenta o rendimento do treino, já que a carne é uma fonte de proteínas de alto valor biológico. O ideal é se alimentar com frango e batata doce duas horas após o treino.

Mas, para ter uma dieta balanceada, outros alimentos precisam fazer parte do cardápio do atleta, de preferência também com baixo índice glicêmico, como a batata doce. Coma frango com esta batata em duas vezes na semana, variando as refeições com outras comidas.

A batata pode ser doce ou assada, em forma de purê ou sopa. A mandioca é uma excelente forma de variação. Quem gosta de comê-la frita obtém menos benefícios, já que o óleo de fritura não é muito saudável.