Na hora de escolher a roupa certa para deixar o seu treino mais efetivo, existem muitos questionamentos e também muitas respostas. Como já dissemos muito por aqui, a roupa pode afetar diretamente o desempenho dos treinos e por isso devem ser escolhidas com cuidado na hora de comprar.

Pensando em te ajudar com a roupa certa para os seus objetivos, reunimos as perguntas mais comuns quando o assunto é roupa fitness e respondemos tudo de uma vez por todas.

 

  1. Roupas mais justas ou mais largar? O que é melhor para o meu treino?

Na verdade, não existe uma resposta certa ou errada para esta pergunta, pois na verdade isto vai depender de muitas variáveis, como por exemplo, seu tipo de treino, suas condições físicas atuais e também como você se sente mais confortável.

Procure perceber quais os tipos de roupas que te deixam mais a vontade e também que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.

 

  1. Para quais tipos de treino as roupas mais largas são adequadas?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que existem alguns exercícios que as roupas mais largas são indicadas, no entanto, você deve usar o que se sentir mais a vontade.

Agora, indo mais a fundo nas questões práticas, as roupas largas são indicadas para esportes que exigem muito contato corporal, esportes coletivos e até mesmo para a prática de artes marciais. Pois estes exercícios exigem liberdade de movimento e em alguns casos também existem tendenciais culturais e regionais que exigem certo tipo de vestimenta, como o caso do Kimono na prática de artes marciais.

 

  1. Para quais tipos de treino as roupa mais justas são indicadas?

As roupas que se ajustam melhor ao corpo também possuem indicações quando o assunto é a prática de exercícios. Normalmente, exercícios que exigem roupas que aderem mais a superfície da pele são aqueles de longa duração, como as corridas, por exemplo, e também aqueles em que é necessário um tecido inteligente que absorva com mais intensidade e eficiência o suor, mas sem que haja perda da temperatura corporal, como por exemplo, os exercícios praticados a céu aberto no inverno.

Além disso, exercícios onde a agilidade e a interação com alguns equipamentos são combinados é importante que não haja tecidos soltos que possivelmente irão enroscar e atrapalhar a execução do movimento, podendo até causar algum tipo de acidente.

As roupas mais justas também usadas como segunda pele na prática de exercícios e evitam a fricção dos demais tecidos com a pele, o que em alguns casos podem machucar. As mulheres corredoras sabem bem disso, pois o uso de um top ajuda que a pele fina do seio não entre em contato com a camiseta e acabe ferindo a região.

Moda Fitness Feminina

  1. Como eu sei se minhas roupas estão adequadas ao meu tipo de treino?

Bom, isto é mais simples do que vocês esta pensando, basta observar se a execução dos movimentos durante a prática dos exercícios estão te deixando confortáveis e se você se sente incomodado ou fora da sua zona de conforto.

Um exemplo bem comum para as mulheres é o comprimento de um shorts ou a camiseta, pois durante a prática de alguns exercícios pode haver algum desconforto ligado até mesmo à vergonha, isso por si só já pode representar um sinal vermelho e exigir mais atenção.

 

  1. Minhas roupas não estão certas, e agora? Preciso montar um guarda-roupa novo para treinar?

Bom, você pode até fazer isto, mas o ideal é que seja feito aos poucos, como em um processo de transição, assim o seu bolso não sofre tanto e você também pode optar por adaptar ou customizar algumas peças que você já possui, quem sabe assim algumas delas não se tornam adequadas para o seu tipo de exercício?

E em muitos casos, quando a roupa não considerada correta para o exercício não significa que ela é completamente inútil para a função. No caso das leggings, por exemplo, elas não perdem as funcionalidades e podem ser adaptadas trocando o comprimento da blusa que você utiliza por exemplo.

E se o caso for às roupas largas que atrapalham, muitas podem ser reformadas e ajustadas para que sejam melhor aderidas a superfície na pele. Uma visita rápida a costureiro que faz reformas e pequenos ajustes pode resolver este problema.

 

  1. Minhas roupas não são mesmo adequadas mas eu estou ok com isso.

Esta não é na verdade uma pergunta, mas sim afirmação, e não tem nada de errado em se sentir bem com as roupas que você está usando durante o treino, mesmo que elas não sejam consideradas adequadas.

A prática de exercícios envolvem também a autoestima e os objetivos estéticos, por isso, use a roupa a seu favor e se sinta confortável.