Não é novidade para ninguém que uma boa xícara de café melhora nossa disposição física. Em doses terapêuticas, sem excesso, a cafeína estimula o coração, fazendo-o trabalhar mais, melhora nossa concentração, nossa força e nos fornece bem-estar, além de aliviar o cansaço.

Existem no mercado alguns suplementos alimentares que possuem cafeína em sua formulação. Ingerir algum produto que tenha cafeína traz diversos benefícios, como:

  • liberação dos hormônios catabólicos (que favorecem o emagrecimento);
  • melhora no desempenho físico, proporcionando um melhor treino;
  • diminuição do cansaço corporal e mental;

Alguns suplementos são constituídos somente de cafeína na forma pura, não apenas como composição da fórmula. Seu principal objetivo é fornecer energia extra para os treinos, aumentando a resistência do atleta.

 

SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS COM CAFEÍNA

Você encontrará cafeína em alguns suplementos alimentares termogênicos, ou seja, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura corporal. O uso destes produtos é seguro, desde que sejam seguidas todas as orientações de consumo à risca, respeitando principalmente a dosagem indicada.
A quebra de células de gordura, ou seja, lipólise, é feita pela estimulação que a cafeína provoca no organismo. Da mesma forma, quanto esta substância entra em contato com nosso corpo, ocorre aumento dos batimentos cardíacos.

 

CUIDADOS COM SUPLEMENTOS COM CAFEÍNA

Em doses recomendadas, a utilização é segura. Efeitos indesejados de altas dosagem de cafeína são aceleração dos batimentos cardíacos, que podem aumentar as chances de doenças do coração, dependência da substância e insônia.

Se o atleta não possuir problemas cardiovasculares, pode fazer uso da suplementação para melhorar seu desempenho nos treinos, sem que haja riscos para a sua saúde. A cafeína é um bom aliado para seus exercícios.

Fique atento quanto ao período de treinos, pois o aumento no desempenho estimula a prática de exercícios acima do limite seguro. Não treine mais do que duas horas por dia!

 

DOSAGEM INDICADA DOS SUPLEMENTOS COM CAFEÍNA

Como suplementação alimentar para os treinos, a dose recomendada de cafeína fica entre 200 a 400mg por dia. Se você puder, consulte um nutricionista para indicar sua dosagem personalizada. O ideal é começar com a menor dosagem e aumentar conforme necessidade.